83 3341-3808

Natação Infantil

Conheça a Natação Infantil

Atualmente, o desenvolvimento da personalidade da criança tem merecido uma atenção especial dos pais e professores. A criança sofre mudanças no seu organismo durante o processo de crescimento e desenvolvimento, tais como: comportamento motor, afetividade, aprendizagem, percepção, etc.

Deve-se respeitar o desenvolvimento de habilidades básicas das crianças, pois se isso não for privilegiado é provável que a criança enfrente dificuldades para combinar habilidades de forma mais eficiente e adquirir habilidades mais complexas. Com certeza, a natação infantil é o primeiro instrumento e o mais eficaz de aplicação da Educação Física no ser humano, bem como ótimo elemento para iniciar a criança na aprendizagem organizada, auxiliando também no desenvolvimento psicomotor e no processo de maturação.

Quando falamos em natação e os benefícios que essa prática traz para o desenvolvimento infantil, devemos ter consciência que o processo pedagógico do "ensinar a nadar" deve ser respeitado em suas fases. Como primeira fase e talvez a mais importante destaca-se a adaptação ao meio líquido, que deve ser orientada para que a criança experimente e vivencie habilidades de estabilidade postural, proporcionando um domínio de movimentos corporais que levam a ótimas condições para uma boa respiração dentro d'água. Se neste momento a criança for estimulada e motivada, ela passa pelas outras fases do ensino da natação (como o aprendizado dos 4 estilos, por exemplo) com uma ampla gama de habilidades, tornando o processo de aprendizagem mais interessante e desafiador.